Como montar seu Kit de Maquiagem
Preparação:
Quem nunca se viu na situação de ter que renovar suas maquiagens e não saber por onde começar.
Vamos ver o que deve ter no Kit de Primeiros Socorros da Mulher, a nosso Nécessaire.Não podemos esquecer a preparação da pele, ela tem que estar limpa e hidratada.
- Gel de Limpeza (se possível um 3x1).
- Hidratante para o seu tipo de Pele com Protetor Solar.
Maquiagem:
1 º Passo
2 º Passo
- Corretivo : Diferente da base, o corretivo além de disfarçar manchas e olheiras, uniformiza a pele deixando-a impecável. O certo é que você tenha sempre à mão duas tonalidades de corretivo diferentes, já que nosso rosto costuma ter tons diferentes. Por exemplo: na região das olheiras a pele naturalmente é mais escura do que nas bochechas. Consequentemente, é preciso um tom de corretivo mais escuro para as olheiras e um mais claro para corrigir manchinhas que aparecerem nas bochechas.
Com tantas marcas, texturas, cores, funções e truques de aplicação, é normal se sentir confusa na escolha do melhor corretivo para você. Abaixo estão dicas e algumas listas dos melhores corretivos para que sua maquiagem fique perfeita!
- Corretivo rosa e lilás: Funcionam melhor em peles morenas já que são específicos para olheiras arroxeadas e manchas azuladas.
- Corretivo amarelo: Neutraliza o tom de olheiras marrons e acinzentadas. A dica é aplicar o produto por todo o olho, desde o canto interno até abaixo das sobrancelhas.
- Corretivo verde: Essencial para quem tem manchas e espinhas avermelhadas.
- Corretivo bege (cor da pele): O mais comum deve ser usado por cima dos corretivos coloridos para uniformizá-los com o tom normal de sua pele.
Além de esconder imperfeições, o corretivo também é usado para dar uma iluminada bem natural à maquiagem. Se quiser caprichar na produção, passe um corretivo claro no nariz (comece na testa e vá até a ponta) e desça para a boca e queixo.
Outra dica é usar o corretivo como base para sombra, para iluminar algumas partes do rosto (como no canto interno dos olhos), depois é só aplicar uma sombra iluminadora da cor que preferir por cima.
Se seus olhos são pequenos, já testou usar corretivo em forma de lápis na linha d’água e bem rente aos cílios inferiores? O efeito é surpreendente!
Corretivo também é essencial na hora de realçar o bocão na maquiagem! Basta aplicar um pouquinho de corretivo mais claro na curvinha do lábio superior. Em seguida aplique pó iluminado no mesmo local.
Quer boca nude sem precisar de batom? Aplique uma fina camada de corretivo em toda a boca e por cima um gloss nude. Esse efeito fica chique e perfeito para combinar com aquele olhar preto bem esfumado.
3 º Passo
- Base . Com a função de uniformizar a pele, escondendo machas e imperfeições, ela é indispensável em qualquer make-up. O produto evoluiu e hoje já ganhou ares de tratamento de beleza. Em suas formulações, efeito tensor, fator de proteção solar, complexo anti-radicais livres e até antibactericida dão o tom a mais na maquiagem.
Quem tem a pele oleosa e jovem deve usar produtos mais secos, como pós. Eles contêm mais pigmentos, maior poder de cobertura, e camuflam bem as imperfeições. Peles mais secas, ou mais maduras, necessitam de maquiagens cremosas e líquidas, de preferência oil free. "Elas contêm menos pigmentos e permanecem na face sem ressecar a pele, o que evita que o produto evidencie rugas e linhas de expressão, dando um efeito mais natural".
Para saber se a base está adequada ao seu tom de pele, o jeito é testar. O ideal é passar um pouquinho no rosto com uma boa luz.
4º Passo
- Pó : Tem textura fina e delicada que proporciona um perfeito acabamento à pele, uniformizando-a. Fixa e realça a maquiagem, garantindo maior durabilidade e aderência. Retira o brilho excessivo e ajuda a dissimular imperfeições, dando à pele uma aparência fresca e aveludada. Contém micropigmentos que não interferem na respiração da pele. Garante um toque de sofisticação e naturalidade ao visual, valorizando o charme e a beleza da mulher.


Após a aplicação do corretivo e da base de maquilagem, aplicar o pó facial em todo o rosto e pescoço, de forma homogênea, com uma esponja. Retirar o excesso com um pincel macio.
Para retocar ao longo do dia, o Pó Facial pode não ser prático. O mais indicado é o Pó Compacto.Todos os tipos de pele.
5º Passo
Lápis: O lápis de olhos deve ser passado com cuidado na hora de passar principalmente quem tem o costume de passar ele bem em baixo cílios inferiores para deixar os olhos bem marcados, como a pele transpira você pode ficar com os olhos borrados rapidinho.
Devemos nos beneficiar de uma boa maquiagem, vale saber que os olhos é a parte especial do rosto, eles transmitem candura, sensualidade ou delicadeza.
A moda agora é passar o lápis dentro na parte de baixo e parte de cima também. Se passar só embaixo dos cílios pode ficar pedacinhos de pele “nua”, se vai usar o lápis preto tem que usar com vontade. Dando um efeito muito bonito, não diminui o olho e o lápis, apesar de sair da parte de dentro
Lápis de madeira: este é o tipo mais tradicional, preferido pela maioria dos maquiadores. Motivos? O traço é firme e costuma ter maior fixação. As texturas variam do lápis seco ao cremoso. Os secos duram mais, mas são mais difíceis de passar. Já os cremosos são excelentes para esfumar, mas duram menos. Tente achar um que seja meio termo, ou seja: que tenha mais pigmentação que o seco, mas que não borre tão fácil como o cremoso. Já as cores podem variar do pretinho básico ao verde neon, ui!
Kajal: ele é mais macio, mais cremoso e perfeito para quem quer muita pigmentação. Aplique com um traço firme e depois faça o acabamento com um cotonete. Já existe kajal resistente à água. O único ponto negativo é que ele pode escorrer em dias muito quentes ou naquela balada lotada, quando você transpira muito.
Esferográfico: ele parece mais uma canetinha e o seu efeito é mais preciso, com acabamento opaco. Na hora de aplicar, você deve passar rápido para que ele não seque no meio da pálpebra. Se errar, não se desespere: use um cotonete para consertar o traço.
Dicas
· Use o lápis bege, ao invés de branco, para contornar o lado de dentro dos cílios inferiores. Esse truque aumenta os olhos e dá um efeito mais natural que o do lápis branco.
· Se você tem a pálpebra caída, o lápis pode ir borrando suas pálpebras a medida em que você pisca. Evite o problema aplicando um pouco de pó sobre elas antes de passar o lápis. E prefira lápis mais sequinhos!
· Invista em um apontador: seu lápis precisa estar sempre apontado para que o resultado seja incrível!
6º Passo
- Deliniador : O delineador é um acessório de maquiagem que da uma grande diferença no visual feminino, um item que realça qualquer maquiagem, mas para que fique com aquele olho lindo deve ter uma noção e saber como funciona todo o procedimento de aplicação, pois não é fácil de ser aplicado corretamente.
Mas muitas mulheres perguntam “como passar o delineador nos olhos e não errar?” Sim, os especialistas dizem que apenas praticando é que você irá aprender com o tempo a passar o delineador sem errar.
1 passo - Em frente ao espelho, levante o queixo. A pálpebra se abaixa automaticamente, o que facilita o trabalho. Puxe o cantinho do olho.
2 passo - Faça pequenos pontinhos ao longo da linha dos cílios.
3 passo – Junte os pontinhos até formar um traço único.
Um traço fininho, desde o canto interno até o final da pálpebra, cria a sensação de cílios mais cheios. Já para um look mais moderno, deixe o traço engrossar no meio da pálpebra e ultrapassar o canto externo do olho.
Lápis
Delineadores do tipo lápis são de aplicação mais fácil, sendo possível um maior controle na aplicação. Portanto, para quem ainda não tem prática, é mais fácil começar com esse tipo de delineador.
Delineadores do tipo lápis são de aplicação mais fácil, sendo possível um maior controle na aplicação. Portanto, para quem ainda não tem prática, é mais fácil começar com esse tipo de delineador.
Líquido
Delineadores do tipo líquido são os mais difíceis de aplicar e exige alguma prática para obter resultados satisfatórios. Criam traços mais precisos e definidos. Geralmente utilizados apenas na parte superior do contorno dos olhos.
Delineadores do tipo líquido são os mais difíceis de aplicar e exige alguma prática para obter resultados satisfatórios. Criam traços mais precisos e definidos. Geralmente utilizados apenas na parte superior do contorno dos olhos.
Pó/Cremoso
Esse tipo de delineador é aplicado com pincel. Flexíveis, podem ser aplicados para traços definidos ou espalhando um pouco para obter outros efeitos. Ainda podem ser usados como sombra.
Esse tipo de delineador é aplicado com pincel. Flexíveis, podem ser aplicados para traços definidos ou espalhando um pouco para obter outros efeitos. Ainda podem ser usados como sombra.
Kohl
Delineadores do tipo Kohl são encontrados em pó ou formato de lápis. Proporcionam traços mais suaves e menos precisos. Ideal para uma maquiagem para a noite.
Delineadores do tipo Kohl são encontrados em pó ou formato de lápis. Proporcionam traços mais suaves e menos precisos. Ideal para uma maquiagem para a noite.
7º Passo
- Máscara/ Rimel : Um rímel é indispensável para destacar qualquer maquiagem para o olho.
Mas, com tantas opções, marcas, formatos, qual o melhor e mais indicado para usar? Há máscaras para as seguintes finalidades:
1- Máscara de volume, para deixar os cílios mais grossos e volumosos. Possuem a escovinha mais cheinha de cerdas, como o exemplo acima.
2 - Máscara de comprimento ou alongadora, para quem quer cílios mais longos e mais “separados”.
2 - Máscara de comprimento ou alongadora, para quem quer cílios mais longos e mais “separados”.
3- Máscara com efeito, para cílios volumosos e alongados, criando uma aparência de cílios postiços.
4- Máscara curvadora, possui pincel para “forçar” a curvatura, deixando os cílios bem curvados, e não tanto com volume ou alongados.
8º Passo
- Blush: O blush, em tons mais terrosos, é excelente para criar profundidade e um rosto bastante expressivo ao realçar os ossos e concavidades da face. Os tons mais rosados têm sido a tendência, exatamente por criarem um aspecto saudável, como se a pessoa tivesse acabado de sair de uma boa caminhada.
Formas de aplicar o blush
Rosto oval: O blush deve ser passado nas têmporas acompanhando até a testa e até a altura do queixo, provocando uma ilusão de ótica para alongar e amenizar esse aspecto oval, não esqueçendo de passar nas bochechas.
Rosto retangular ou longo: O blush deve ser aplicado nas têmporas próximo à testa. Depois, um pouco do produto deve ser passado na região entre a orelha e as maçãs do rosto.
Rosto quadrado: O blush deve ser colocado nas têmporas próximo a testa, orelha e boca. Deve ser passado também um pouco de blush nas laterais do queixo e depois desenhar as bochechas.
Rosto triangular: O produto deve ser passado nas têmporas próximo a testa e bochechas. Deposite um pouco de blush no queixo e nas maçãs do rosto.
Rosto redondo: O blush é aplicado na lateral do rosto abrindo em leque até as maçãs, acompanhando até o queixo suavemente para valorizar a luz e o efeito oval.
Nariz largo: O blush pode ser aliado no disfarce de narizes mais largos. Passe um pouquinho na ponta em sentido vertical.
Blush para diferentes tons de pele
Independente de qual seja o tom da pele, é sempre indicado tons que fujam de sua cor natural, como por exemplo, pessoas de pele branca devem atentar se seu tom de pele é róseo ou amarelado, evitando assim aplicar um tom que se assemelha ao da sua pele, e assim por diante.
Pele clara: são indicados blush em tons róseos ou levemente alaranjados.
Pele morena: são indicados blush em tons cor de terra, incluindo os tons puxados para o laranja.
Pele negra: são indicados blush em tons alaranjados, destacando assim mais a cor da pele (especialmente as muito negras).
Pele amarela (orientais): devem evitar tons alaranjados, com o risco de realçar ainda mais o tom levemente amarelado da pele.
9º Passo
Sombras: É um produto cosméticos comumente utilizado para fazer os olhos de quem a utiliza destacarem-se para parecer mais atraente, devendo ser aplicada nas pálpebras e nas sobrancelhas.
A sombra acrescenta profundidade e dimensão, complementa a cor, ou simplesmente chama a atenção para a região dos olhos. Produzida em diversas cores e texturas, podendo ser encontrada também em formato de lápis, líquido, ou forma de mousse.
Quando falamos em maquiagem e o assunto é sombras é extremamente normal perceber que a maioria das mulheres mantém um nécessaire bem básico e as cores encontradas são: Bege, dourado, bronze, prateado, marrom, preto e grafite, ou seja, poucas mulheres, realmente, investem em sombras coloridas, podem até ter aquele kit enorme, mas na hora de escolher o básico predomina.
Se os olhos são o espelho da alma, então têm de estar sempre impecavelmente maquilhados. Apesar de ser uma das zonas do rosto mais difíceis de maquilhar e bem, não há nada como alguns truques, muita prática e um bom demaquilante ao seu lado para ajudar!
· O truque das sombras passa principalmente pela escolha acertada das cores, por isso, tome nota destas dicas: se tiver olhos castanhos, experimente cores como preto, cinzento, azul-marinho, castanho chocolate, dourado e vermelho escuro; se os seus olhos são azuis, escolha o preto, cinzento, todo o tipo de castanhos, cor-de-rosa, pêssego, lilás e azul claro; com olhos verdes ou cor de avelã, opte por cor-de-rosa e pêssego claro, verde, bronzeado, khaki, caramelo, dourado e todo o tipo de castanhos e cinzentos.
· Como com qualquer produto de maquilhagem, no que toca às sombras, não há nada como experimentar até obter um resultado que adora! O importante é trabalhar sempre com duas ou três sombras – uma mais clara e outra mais escura – para poder fundi-las. O efeito final é fantástico!
· Comece sempre por aplicar a sombra mais clara, espalhando-a sobre a zona externa da pálpebra superior e abaixo da sobrancelha. De seguida, aplique um tom intermédio na pálpebra móvel na zona interior do olho. Se vai ficar por aqui, pode utilizar esta segunda sombra para cobrir toda a zona orbital, esbatendo bem a cor. Se quiser colocar uma terceira sombra, esta deve ser a mais escura e é aplicada exclusivamente na metade externa da pálpebra móvel.
· Com as sombras todas aplicadas, segue-se a mistura, que pode fazer com recurso a um pincel próprio, a um cotonete ou simplesmente com os dedos, para que todas as cores de fundem harmoniosamente. O objetivo é conseguir um look que não denuncia o uso de duas ou três sombras diferentes!
Dicas úteis
· Se quer que os seus olhos pareçam maiores, ao aplicar a sombra mais escura (já sabe que é apenas na metade externa da pálpebra móvel!), alongue-a para cima; se quiser que os seus olhos pareçam menores, ao aplicar a sombra mais escura, alongue-a para o exterior do olho.
· Para esconder pequenas rugas na zona dos olhos, escolha uma sombra com características mate.
· O uso de uma sombra branca – aplicada diretamente abaixo das sobrancelhas na parte externa – é o ideal para levantar o olhar, dando maior expressão aos olhos.
· Para um look sofisticado, aplique uma sombra clara na pálpebra inferior, muito junto da raiz das pestanas. Se lhe apetecer um visual mais arrojado, não há nada como uns olhos smoky, para isso recorra às sombras pretas e cinzentas.
· Se o objetivo de toda a sua maquilhagem é realçar os olhos, opte por maquilhar os lábios de uma forma mais natural e discreta.
10º Passo
-Lapis de Sombrancelhas: O truque para corrigir a sobrancelha mais conhecido é usar lápis de olho morrom ou cnza , mas é preciso ter cuidado para não exagerar e deixar o visual artificial.
Outra opção é usar um pincel chanfrado e úmido para espalhar sombra marrom ou cinza por cima da sobrancelha. A máscara de cílios transparente funciona bem para deixar os fios mais arrepiados no lugar.
11º Passo
- Batons/ Gloss : Fundamental para hidratação e proteção dos lábios, o batom é considerado a maquiagem que mais valoriza o rosto das mulheres. “Deve ser usado todos os dias, especialmente por mulheres que têm lábios carnudos ou que se ressecam com facilidade”,. Além de hidratar e embelezar, o batom forma uma camada que impede o contágio de alergias provocadas por partículas presentes no ar ou veiculadas pelas próprias mãos.
.
Além da cor, você deve ficar atenta a outros detalhes no momento de comprar seu batom. O produto tem que conter substâncias hidratantes, filtro solar e uma consistência média, nem muito duro porque dificulta a aplicação nem muito mole, porque escorre.
Para dar um toque de glamour à noite, dê preferência ao gloss
12º Passo
- Pincéis : Fazer a auto maquiagem é um desafio diário, ou no mínimo, frequente para as mulheres vaidosas e que valorizam essa importante tática de beleza. E para cumprir essa tarefa todos os dias ou algumas vezes na semana com maior facilidade é necessário investir nas ferramentas adequadas, que vão tornar o processo mais simples e prático.
Ao fazer a maquiagem, você pode se valer de: seus próprios dedos, palma da mão, esponjinhas e os pinceis de maquiagem. Há quem prefira fazer maquiagem usando apenas as pontas dos dedos, há quem goste de usar a esponjinha que vem com algumas sombras, há quem use uma esponja média para aplicar e espalhar a base e outras maquiagens cremosas no rosto e assim por diante.
Entretanto, cada técnica desta tem os seus prós e contras. Enquanto uma é mais barata e prática, outra pode ser custosa e fornecer melhores resultados. Por isso, é importante definir bem sua necessidade para entender qual técnica utilizar na hora de fazer o make.
Se você optou por usar os pinceis, mesmo que inicialmente vá usar somente para algumas partes da maquiagem, é interessante ler as informações a seguir para compreender como cada um funciona, para que cada um serve, qual resultado proporciona e conhecer seus formatos e preços.



- Para passar corretivo


- Para passar pó

- Para passar blush



OLHOS
- Para passar a primeira camada de sombra


- Para esfumar a sombra


- Para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios



- Para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso



BOCA
- Para pintar os lábios



- Como limpar seus pincéis
13º Passo
Demaquilante: O nome do produto sugere apenas uma função, mas na verdade ele é multiuso. Embora muita gente não saiba, os demaquilantes não servem apenas para remover a maquiagem.
O produto é quase de primeira necessidade. Ele remove restos de células, resíduos de poluição, excesso de oleosidade e outras impurezas. Ou seja: pode ser considerado um dos principais trunfos para a beleza da sua pele, ao escolher o produto, é importante pensar no tipo de pele. Para as secas, deve-se optar por uma versão em creme ou loções cremosas (leite de limpeza). Já as mistas combinam com leite de limpeza oil free ou mousses (espuma). Nas oleosas, espumas ou géis. Na área dos olhos, cuidado. Escolha produtos oftalmologicamente testados pra não haver risco de irritação. Geralmente essas fórmulas possuem consistência mais oleosa e ao mesmo tempo leve. Isso ocorre para que a retirada das sombras seja confortável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário